Oficina de Pêssankas!

Cultura - Segunda-feira, 30 de Março de 2026


Oficina de Pêssankas!

Nos dias 19 e 20 de março, aconteceu no Instituto Federal do Paraná – Campus União da Vitória, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Frontin, uma importante ação cultural. Na ocasião, a servidora municipal Madalena Diduch ministrou oficinas de pêssankas, reunindo participantes interessados em aprender e preservar essa técnica tradicional.

As oficinas de pêssankas possuem grande relevância para a manutenção das tradições ucranianas presentes na história da região, além de fortalecerem a valorização da arte e da cultura local.
A iniciativa também reforça o compromisso da administração municipal em incentivar práticas culturais, promovendo o acesso da comunidade a atividades que preservam e difundem saberes tradicionais.

A parceria com o IFPR destaca-se como uma ação de grande importância, pois possibilita a troca de conhecimentos e experiências entre instituição e município, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural.

Dando continuidade a essa colaboração, no mês de maio a professora Giciélen Beatriz Retcheski Vicente estará no município para ministrar uma oficina de pintura em aquarela, ampliando ainda mais as oportunidades de acesso à arte e à cultura para a população local.

Prefeitura Municipal


Paulo Frontin